Neste artigo, nós vamos te mostrar 5 atrações imperdíveis na ilha da Madeira em Portugal que você precisa conhecer em uma viagem para Portugal
Considerado o melhor destino insular do mundo, a Ilha da Madeira, a 970 km de Lisboa ou 1h30 de voo, é arquipélago localizado em meio à imensidão do oceano Atlântico.
De origem vulcânica, o local proporciona clima ameno e mar com temperatura agradável o ano inteiro, além de impressionantes cenários de montanhas, vales e penhascos, todos cobertos pela exuberante vegetação Laurissilva, nomeada Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco.
O arquipélago é formado por um conjunto de ilhas, sendo Madeira e Porto Santo as principais e únicas habitadas. Há excelentes opções em balneários, monumentos históricos e ótimos hotéis e restaurantes, onde se pode provar a deliciosa gastronomia e os premiados vinhos madeirenses.
Por isso, leia esse artigo até o final, pois vamos te mostrar as 5 atrações imperdíveis na Ilha da Madeira em Portugal
+Multinacional inglesa com vagas em Portugal: 300 oportunidades abertas no país europeu
+Morar em Portugal se tornará mais difícil em 2024
+Autorização de residência automática em Portugal: Como adquirir?
+Documentos para viajar para Portugal: Veja a lista completa
Piscinas naturais de Porto Moniz
Além de belas praias, a Madeira possui piscinas naturais e balneários que oferecem boa infraestrutura para os visitantes aproveitarem o dia.
As piscinas naturais de Porto Moniz são as mais famosas e uma das principais atrações da costa norte.
Elas ficam incrustadas na rocha vulcânica perto do mar e as águas são renovadas a cada onda que invade as piscinas.
Devido à incessante renovação, a água das piscinas de Porto Moniz tem um nível de qualidade considerado de excelência. Existem áreas com pouca profundidade e outras que atingem quase dois metros, que permitem mergulhos.
O famoso vinho Madeira
A Madeira produz uma das bebidas mais famosas do mundo: o vinho Madeira. De sabor especial e teor alcoólico elevado, funciona como aperitivo ou digestivo.
Para degustar, a melhor opção é visitar uma das vinícolas produtoras. Entre as opções mais procuradas está a Blandy’s Wine Lodge, uma das mais antigas empresas produtoras de vinho Madeira, com mais de 200 anos.
O local reúne um museu sobre os vinhos e wine bar. São mais de 650 barris e cubas que armazenam os vinhos, que estão envelhecendo em um método tradicional conhecido como ‘canteiro’.
Floresta Laurissilva
Considerada um Patrimônio da Humanidade pela Unesco, a floresta Laurissilva é um tesouro natural de valor inestimável.
Com cerca de 20 milhões de anos, a floresta úmida subtropical abriga fauna e flora diversas, onde se destacam as árvores centenárias da família das Lauráceas, que dá lhe dá nome.
Uma das maneiras essa riqueza natural é seguindo os caminhos das levadas, canais de irrigação que levam água da parte norte para o sul.
As levadas foram construídas há mais de 400 anos e hoje somam mais de 200 levadas ao longo de cerca de 3.000 quilômetros.
Carros de cesto
Funchal é a capital do arquipélago. Com seis séculos de existência, há uma variedade de atrações, como museus, igrejas, parques e mirantes.
Uma das atrações é o passeio nos carros de cesto, cuja origem remonta ao século XIX.
Para os turistas que sobem ao monte pelo teleférico, a partir do centro histórico, uma maneira divertida de retornar é fazer a descida nos carros de cesto.
O transporte, produzido artesanalmente em vime e madeira, é conduzido por dois carreiros que utilizam os sapatos como freio. A viagem ‘ladeira abaixo’ e cheia de curvas dura cerca de dez minutos.
As vistas de Cabo Girão
O município de Câmara dos Lobos é um cartão-postal à beira-mar. Por ali, o turista encontra paisagens deslumbrantes como o Cabo Girão, promontório mais alto da Europa, com 580 metros.
Seu mirante tem um skywalk, plataforma suspensa de vidro. É uma das atrações mais visitadas e oferece uma bela vista panorâmica para o oceano e para a capital Funchal.
Além da vista, Cabo Girão é uma área privilegiada para a prática de parapente e base jumping. Nas imediações, está um dos principais locais de peregrinação da Madeira, a capela de Nossa Senhora de Fátima (1951).