Do visto ao emprego em si, listamos as informações mais importantes para você levar em consideração
A possibilidade de trabalhar em Portugal pode estar mais próxima de muitos brasileiros. Isso porque o governo português acaba de criar um tipo de visto focado exatamente em pessoas que querem morar no país e procurar emprego por lá.
Mas será que é fácil conseguir emprego em Portugal? Será que vale a pena tentar fazer carreira no mercado de trabalho português? Primeiramente, se essa ideia está no seu radar, veja nesta reportagem algumas informações que podem apoiar a sua tomada de decisão, além de depoimentos de brasileiros que moram por lá.
Vistos de trabalho em Portugal
Brasileiros não precisam de visto para fazer turismo em Portugal. Para trabalhar, por outro lado, a história é diferente. Então, veja algumas das opções de visto para quem quer exercer atividade profissional e morar no país. Listamos abaixo os vistos que você pode tentar para trabalhar e viver em Portugal.
Visto de Residência Para Trabalho Dependente
O Visto de Residência para Trabalho Dependente é o visto de trabalho para quem vai para Portugal já com uma proposta de emprego no país. Aliás, o termo “trabalho dependente” ou “trabalho subordinado” significa que se trata se um trabalho prestado para um empregador.
Detalhe importante: a legislação exige que contrato de trabalho deve ter período superior a 9 meses.
Visto de Residência – Procura de Trabalho (até 120 dias)
Este é o visto que citamos no início da reportagem, que foi criado recentemente para quem quer procurar trabalho em Portugal. Por esse motivo, ele tem atraído o interesse de muitos imigrantes, especialmente os brasileiros.
O visto para procura de trabalho vale por um período de até 120 dias. Isto é, o visto permite que a pessoa passe 4 meses em Portugal procurando um trabalho.
Onde fazer o pedido de visto para trabalhar em Portugal
As solicitações de visto para trabalhar em Portugal podem ser feitas pelo portal VFS.Global. A página traz informações detalhadas os vistos e a documentação exigida para cada um.
É interessante observar que esse processo não é muito rápido. Por isso, depois de entender qual é o visto mais adequado para o seu caso (se for o caso, claro), você deve fazer um agendamento pelo site. A propósito, o agendamento serve para que você possa entregar a documentação pessoalmente.
Após isso, de acordo com o próprio VFS.Global, o prazo de análise em média é de 60 dias úteis.
Profissões mais bem pagas: o que dá dinheiro em Portugal?
Antes de mais nada, é preciso esclarecer que Portugal não é um país em que as pessoas em geral ganham muito dinheiro. E vale lembrar também que, apesar de se ganhar em euro, o custo de vida também é em euro por lá. Existem, claro, algumas profissões mais bem remuneradas, mas elas não são uma regra no país.
Por exemplo, no final de julho de 2022, o ManpowerGroup fez um levantamento para CNN que mostrava as profissões com os maiores salários em Portugal. Veja abaixo as remunerações anuais, em euros:
+40 sites para trabalhar Home Office em Portugal
+Aplicativo organiza documentos para tirar cidadania portuguesa
+Documentos para viajar para Portugal: Veja a lista completa
+Após escândalo, Portugal abola serviço de fronteira; funcionários planejam greve na Páscoa
Observando a lista, podemos perceber que a maior parte dos cargos bem remunerados está relacionada à tecnologia. E faz todo sentido. Afinal, essa é uma das áreas mais valorizadas em Portugal – e é também uma área em que os brasileiros costumam conseguir emprego por lá.
Isso acontece basicamente por dois fatores principais. Primeiramente, Portugal tem realmente carência de profissionais nessa área. Além disso, existem muitas linguagens de programação usadas em escala global, o que acaba facilitando a vida de quem fala o “português do Brasil”, mas sabe programar para empresas de tecnologia.
Profissões bem pagas mensalmente em Portugal
Além desses profissionais acima, o levantamento destacou algumas funções técnicas especializadas que são bem remuneradas porque estão em falta no mercado português. Veja a lista, mas, desta vez, com valores mensais:
Profissões em Portugal: quais áreas com mais vagas de emprego?
Veja abaixo quais são as 5 profissões com maior número de vagas de emprego em Portugal de acordo com a Brighter Future, plataforma de pesquisa e análise de dados de empregabilidade no país. Dados foram extraídos em novembro de 2022.
A propósito, de acordo com o levantamento mais recente, o terceiro trimestre de 2022 registrou o número mais baixo de vagas de emprego em Portugal este ano. Isto é, uma redução de 5% do volume de ofertas em relação ao trimestre anterior.
Ainda assim, o número de vagas do período ainda é muito superior a qualquer um dos trimestres de 2021. Entre o último trimestre de 2021 e o 3º trimestre de 2022, por exemplo, o crescimento do volume de ofertas de emprego foi de 60%. Em relação especificamente ao terceiro trimestre de 2021, o crescimento foi de 52%.
Qual é o salário-mínimo em Portugal em 2022? E 2023?
O salário-mínimo em Portugal está cerca de R$ 4000, considerando que euro estava R$ 5,63 no fechamento desta reportagem. Em 2022 o valor em euros do salário-mínimo é de 705 euros e deve aumentar para 760 em 2023. Ou seja, um aumento de 7,8%.
Para quem não está acostumado com esses valores, para se ter uma ideia, o valor do salário-mínimo em Portugal era de 505 euros em 2015. Podemos dizer então que, em sete anos, o salário-mínimo subiu quase 40%.
https://youtu.be/xArskCVgkgA